Como saber se um amigo precisa de ajuda
- Neto Dobrochinski
- 6 de jan.
- 2 min de leitura
Nem sempre é fácil perceber nossos próprios problemas, principalmente quando eles parecem ser tudo o que se tem e tudo o que se é.
Talvez, todos tenham aquele amigo que de vez em quando some, fica estranho, falta ao trabalho, à faculdade, aos rolês - ou se afunda neles. E pela dificuldade de lidar com a situação, talvez se ausente.
A experiência do adoecimento psíquico com frequência é assim, com progressão silenciosa e uma carga cada vez mais pesada, se estendendo a cada dia por diferentes áreas da vida, comprometendo nossa capacidade de nos relacionarmos com o outro e com nosso próprio eu.
Por tal crescimento silencioso, custamos a nos reconhecer nessa posição vulnerável, ao passo que essas angústias continuam a se somar.
Nunca se sabe como as pessoas que conhecemos realmente estão, então para refinar minimamente nossa percepção quanto a essas questões, separamos alguns sinais que podem nos ajudar a perceber quando um amigo precisa de ajuda:
▪️Choro frequente/Instabilidade emocional
▪️Busca por isolamento social (e agora virtual)
▪️Dificuldade com atividades antes rotineiras, como higiene pessoal e trabalho
▪️Queixas frequentes sobre a qualidade do sono/dificuldade para dormir
▪️Dificuldade para se concentrar/inquietação
▪️Perda ou ganho excessivo de peso
▪️Aumento no consumo de álcool e outras substâncias
▪️Problemas familiares e de relacionamentos
▪️Irritabilidade exacerbada
▪️Desinteresse por atividades que antes lhe traziam prazer
▪️Discurso autodepreciativo e fatalista
Algum amigo te vem a mente ao ler esses sinais? Se sim, pense sobre chamá-lo para uma conversa, para um café. Um pequeno sinal de interesse pode ajudá-lo a se abrir e perceber sua condição, o que pode ser um primeiro passo na busca por alguma melhora.
Caso precisem de ajuda, estamos sempre aqui.
Comments